Quantos bons exemplos podemos acompanhar por aí quando o assunto é causa animal. Desde o ínicio desta década que o tema se intensificou e sensibiliza milhares de pessoas mundo afora. Em 2018, na cidade de Sapé, uma jovem teve a preocupação de criar um projeto de cuidados animais denominado de “Sapé 4 Patas”, reunindo um grupo de pessoas identificadas com a causa.
Naylhena, como é conhecida, a princípio tinha a ideia de apenas realizar eventos que pudessem arrecadar ração e recursos para repassar aos protetores da cidade, mas com o tempo se envolveu a tal ponto que tornou-se uma protetora oficial.
“O primeiro foi o encontro de cães onde estiveram presentes mais de 30 animais e conseguimos arrecadar aproximadamente 100kg de ração. A partir disso foram surgindo pedidos de resgates, pedidos de adoção e o projeto foi se expandindo até chegarmos onde estamos hoje.”, relata Naylhena.
Na avaliação da ativista, a causa animal vem sendo acolhida pela população com tanto cuidado que não se tem como contabilizar o número de animais salvos pelo projeto.
A causa nobre requer gastos, estrutura e políticas públicas voltadas para o cuidado animal, pensando nisso Naylhena decidiu disputar uma das vagas da Câmara Municipal de Sapé nas eleições deste ano de 2024 por entender que só através da política será possível instituir um mecanismo público com fins de cuidar e proteger a causa animal.