Sexta, 18 de Abril de 2025
(83) 993894851
Paraíba UFPB

Professores da UFPB entram em greve após rejeitar proposta do governo Lula

Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entraram em greve nesta segunda-feira (3). A paralisação acontece por tempo indeterminado.

03/06/2024 10h49
Por: Redação Fonte: ClickPB/Ingreson Derze
Professores da UFPB entram em greve após rejeitar proposta do governo Lula

Professores da Universidade Federal da Paraíba  (UFPB) entraram em greve nesta segunda-feira (3). A paralisação acontece por tempo indeterminado. A decisão foi tomada com 167 votos a favor, 38 contrários e duas abstenções em assembleia geral da categoria nesta quarta-feira (29), no campus da UFPB em João Pessoa.

Continua após a publicidade

Participaram das reuniões, em todos os campi, um total de 207 professores e professoras, sendo 172 em João Pessoa, 18 em Areia e 17 em Bananeiras. Além da greve, os professores aprovaram a realização da primeira reunião do Comando Local de Greve (CLG) às 15h da segunda-feira, na sede do sindicato, para traçar os encaminhamentos referentes à greve e também a contraproposta construída pelo Comando Nacional de Greve (CNG) e protocalada no último dia 27.

 

“A ADUFPB sempre respeitou a decisão dos docentes, que haviam decidido, em assembleias anteriores, pelo indicativo de greve sem data. Fizemos todo o possível para que o processo de negociação tivesse outro encaminhamento, mas o governo nos deixou sem perspectiva”, relatou o secretário geral da ADUFPB, Fernando Cunha.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB) havia relatado que 58 instituições federais vinculadas ao Andes (sindicato nacional) estão sem aula desde a deflagração da greve nacional, em 15 de abril. A ADUFPB informou, ainda, que, na UFPB, a categoria aprovou um indicativo de greve sem data durante assembleia realizada em 3 de abril e que já foram realizadas outras duas assembleias.

“A primeira, em 30 de abril, manteve o indicativo. E a segunda, na última sexta-feira, 24 de maio, rejeitou a proposta do governo federal (apresentada em 15 de abril, na Mesa Específica Temporária de Carreira) e antecipou para 29 de maio a assembleia destinada a discutir a deflagração de greve docente na UFPB. Anteriormente, essa assembleia estava prevista para 5 de maio”, disse a ADUFPB .

Servidores e professores de algumas universidades e institutos federais pelo Brasil, como o IFPB na Paraíba, já estão em greve reivindicando repasses de verbas às instituições, além de melhorias salariais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias