Quarta, 19 de Junho de 2024
23°

Tempo limpo

Sapé, PB

Paraíba Paraíba

Arquidiocese celebra Corpus Christi com missas e vigílias na PB

.

30/05/2024 às 18h46
Por: Redação Fonte: MaisPB
Compartilhe:
Arquidiocese celebra Corpus Christi com missas e vigílias na PB

A Arquidiocese da Paraíba celebra, nesta quinta-feira (30), a festa de Corpus Christi, um dos eventos mais importantes do calendário litúrgico católico. A programação iniciou na quarta-feira (29), com programação especial na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em João Pessoa.

Continua após a publicidade

Durante o evento “24 Horas Com Cristo”, os fiéis podem participar de diversas atividades religiosas, incluindo missas, adorações e vigílias. Nesta quinta, às 16h, ocorre a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas de João Pessoa, um momento de grande devoção e fé.

A celebração do Corpus Christi na Arquidiocese da Paraíba contará com a presença do arcebispo metropolitano Dom Manoel Delson, que presidirá a missa das 9h, e Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar, presidirá a missa das 14h e conduzirá a procissão do Santíssimo Sacramento.

Uma tradição marcante da festa de Corpus Christi é a confecção dos tapetes, que enfeitam as ruas por onde passa a procissão. Diversas paróquias da arquidiocese se dedicam à criação dessas obras de arte, feitas com materiais como serragem, areia, flores e outros elementos coloridos.

Os tapetes tiveram sua origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”.

Os tapetes de Corpus Christi são um símbolo de fé e arte, atraindo a participação de toda a comunidade na criação e na celebração desse momento especial. A festa de Corpus Christi é uma oportunidade de renovação da fé e celebrar a presença de Cristo na Eucaristia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias