O município de Sapé ficou abaixo nível 1 da meta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica para alfabetização na idade certa, com menos de 40% do público alfabetizado no 2º ano do ensino fundamental. Estando entre os 35 piores resultados da Paraíba e ocupando também as piores estatísticas do Brasil para o alcance dos índices de Desenvolvimento da Educação (IDE) para 2024.
Estes dados alarmantes são apontados pelo INEP no primeiro relatório do novo indicador apresentado pelo Ministério da Educação, nesta terça-feira (28/5), durante reunião do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em Brasília. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana, de governadores e secretários de educação e representantes dos estados e municípios.
O Indicador Criança Alfabetizada foi calculado por meio da Pesquisa Alfabetiza Brasil, que definiu o ponto de corte para a alfabetização em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A partir desse alinhamento nacional, os dados foram apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados, em 2023, que contou com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras.
Na Paraíba também foi realizado o II Seminário de Apropriação dos Resultados da Avaliação SIAVE - 2024, terça-feira (28), no Centro de Formação de Educadores de João Pessoa, onde estiveram presentes cerca de 500 pessoas, incluindo representantes da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), das Gerências Regionais de Educação (GREs) e das Secretarias Municipais de Educação. Durante este evento, foram discutidas as metas do estado para avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDE) para 2024.
O Compromisso com Criança Alfabetizada é um regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, visando garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental.
Também tem a responsabilidade de garantir a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia, no entanto, é preciso investimento na educação municipal e capacitação profissional para intervir com responsabilidade para reversão urgente e necessária deste triste quadro da cidade de Sapé.