Sábado, 20 de Julho de 2024
21°

Parcialmente nublado

Sapé, PB

Educação Enem

Termina hoje prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2024

O pedido da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Exame Médio (Enem) tem de ser feito pela Página do Participante.

26/04/2024 às 12h27
Por: Redação
Compartilhe:
O resultado das solicitações de isenção da taxa serão divulgados no dia 13 de maio.
O resultado das solicitações de isenção da taxa serão divulgados no dia 13 de maio.

Termina nesta sexta-feira (26) o prazo para solicitação da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Exame Médio (Enem) 2024. O pedido tem de ser feito pela Página do Participante.

Continua após a publicidade

O resultado das solicitações de isenção da taxa do Enem serão divulgados no dia 13 de maio. O período de recursos é entre 13 e 17 de maio.

 

 

Também nesta sexta, acaba o prazo para que quem não compareceu aos dois dias do Enem em 2023 justifique a ausência para participar da edição de 2024 gratuitamente.

Quem pode obter a isenção

  • Estudantes que estiverem matriculados no 3º ano do ensino médio em 2024 em escola pública
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral de escola particular
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade por serem de baixa renda e que estejam registradas no Cadastro Único do governo federal para programas sociais (CadÚnico)
  • Participantes do programa Pé-de-Meia

Como fazer a solicitação

Os candidatos interessados em obter a isenção da taxa de inscrição do Enem devem acessar a Página do Participante e selecionar a opção “justificativa de ausência/isenção”.

Após responder ao desafio de autenticação, o interessado deve informar CPF e data de nascimento. Em seguida, é necessário selecionar a opção “iniciar a justificativa de ausência/isenção”. Na etapa seguinte, o candidato precisa clicar no campo “li e concordo” com as informações sobre a isenção no Enem.

A próxima tela irá informar o nome completo, CPF e data de nascimento do candidato, bem como o nome da mãe. Se todos os dados estiverem certos, é só clicar em “próximo”. Na sequência, é solicitado o CEP da pessoa, além do número da residência.

Em seguida, o candidato deve selecionar uma entre as seguintes opções: “já concluí o ensino médio”, “estou cursando a última série/ano do ensino médio”, “estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” ou “não estou cursando e não concluí o ensino médio”.

Após a conclusão do cadastro, é preciso informar dados para contato, como telefone, celular e e-mail, além de enviar uma foto. Por fim, se tudo estiver certo, o interessado precisa clicar em “enviar solicitação”.

Quem não compareceu aos dois dias de Enem 2023 e deseja justificar a ausência precisa informar o motivo da falta e enviar a documentação exigida.

CNN

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias